domingo, 4 de setembro de 2011

VOVÓ MARÍDIA

          Na escola, é muito comum o trabalho em grupo. Geralmente, o professor ou professora passa, para casa, uma pesquisa, um cartaz, uma maquete ou a discussão de um livro. Os alunos escolhem a casa de um para se reunirem. As mães preparam lanches e as que trabalham pedem para as empregadas  fazerem.

          Os amigos Bernardo, Vítor, Bárbara e Júlia sempre trabalham juntos, revezando nas casas de cada um. Na hora de comer, é pão com algum recheio ou uma fatia de bolo, com uma bebida. Mas, naquele dia especial na casa do Vítor, não foi a mãe dele nem a empregada quem serviu o lanche para os quatro. Foi Vovó Marídia!

( Quem é Vovó Marídia? E o que o lanche teve de diferente? Não percam no próximo capítulo! )


          Vovó Marídia é a avó do Vítor. Ela vive numa cidade do interior de Minas Gerais ( Lambari ) e veio visitar a filha, o genro e o neto. Nesses lugares menores, sem a agitação da cidade grande, as pessoas são mais tranquilas e apreciam uma boa mesa, com comidas variadas em boa quantidade. E gostam de dividir com parentes e amigos essa fartura toda. Ai da visita se recusar!

          De manhã cedo, ao ver o lanche que a filha mandou preparar para as crianças, Vovó Marídia ficou horrorizada. Pão de forma com queijo e leite achocolatado na caixinha.

          - Que é isto? - indignou-se ao ver a fina fatia de queijo já cortado. - Dá para ver até o outro lado, de tão transparente. Leite pronto? E esse pão congelado de ontem! Isso lá é refeição?

          A mãe do Vítor nem discutiu, pois sabia que não adiantava e ainda se atrasaria para o trabalho. Depois que todos saíram, Vovó Marídia foi ao mercado e passou a manhã toda preparando o lanche.

          As crianças chegaram depois do almoço, foram para o quarto do menino e fizeram o trabalho, uma pesquisa sobre o reaproveitamento de plásticos, para a aula de Ciências. "Vamos lanchar! Lavem as mãos." Ô, chamado bom! Com a fome que estavam. Normalmente, era na cozinha mesmo, mas...

( O que houve no caminho do quarto até a cozinha? Qual será a novidade? Teria a ver com Vovó Marídia? Saberemos no último capítulo. )

          Quando chegaram na sala, a mesa estava toda arrumada com uma linda toalha bordada e guardanapos combinando, que o Vítor nem sabia que a mãe tinha. Cadê o jogo americano e os guardanapos de papel? E o vaso com flores amarelas no centro, que bonito! Quanto ao lanche, preparem-se: pão quentinho, grossas, bem grossas fatias de queijo, um bolo enorme, biscoitos amanteigados, geleia, suco de frutas, tudo feito por ela mesma.

          Comeram, comeram, felizes da vida. E tinham que comer muito de tudo. Para Vovó Marídia, não tem essa de menos é mais, mais é mais.

          - Não, Vovó, obrigado. - agradeceu o Bernardo.

          - Que delícia, Vovó, mas estou satisfeita. - recusou a Júlia.

          - Ah, Vovó, vou explodir! - disse a Bárbara.

          Vítor, que já conhecia a avó, explicou:

          - Não adianta falar NÃO! Lá vem mais.

          E veio: uma "tora" de bolo para a Bárbara, uma fatia enorme de pão com queijo para o Bernardo, um copo duplo de suco para a Júlia e muitos biscoitos com geleia para o neto. Tudo acompanhado de uma delicada bronca:

          - Vocês têm que comer! É por isso que vivem doentes e cansados.

          Que jeito, a não ser comer! À noite, cada um na sua casa, ninguém aguentou jantar.

          - Foi uma cascata de comida! - explicou a Bárbara.

          - Foi um bombardeio de comida! - contou o Bernardo.

          - Foi um enxame de comida! - falou a Júlia.

          Vítor completou:

          - Foi o de sempre da Vovó Marídia.

          No dia seguinte, na escola, todos concordaram que foi um dos melhores dias da vida deles. No meio da semana, um dia de festa!

( As crianças sabem que nem sempre podem comer um lanche caseiro bem feito. Os pais e mães estão ocupados, trabalhando e lutando para dar uma vida melhor para os filhos. Mas que seria bom ter uma Vovó Marídia por perto, ah, isso seria! Até a próxima história. ) 

         

7 comentários:

  1. "Vovó Marídia" é uma homenagem à minha mãe querida,Marianna,q já faleceu,e a uma amiga maravilhosa,Lídia,q mora longe. Ambas fãs de uma boa e farta comida,especialmente farta. Come mais! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Uma maravilha Regina! Ainda tenho bem vivo na memória as minhas tardes de terça-feira quando ficava na Tia Mariana, e comia o melhor ovo frito que existia - a borda da clara ficava bem crocante e a gema mole para eu molhar no pão, hummm... Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Conheci as 2,é isso mesmo.Ai de quem não comesse! Bjs do Paulinho

    ResponderExcluir
  4. nossa regina é a tradução perfeita da mamãe. como me lembro disso... bjs lena

    ResponderExcluir
  5. As historinhas são muito boas. O detalhe do suspense que desperta a curiosidade e a vontade de retornar, para descobrir o que aconteceu, e o comentário no final que é o elo entre o imaginário e o real e que leva a pensar e entender melhor o mundo em que vivemos.
    Beijos,
    Fátima

    ResponderExcluir
  6. Que saudade da minha vovó "Marilda" Cléa, com seus quitutes e seus abraços de braços geladinhos! :)

    ResponderExcluir
  7. Regina, deliciei-me com o lanche da vovó Mariana!! Não, obrigada! Estou satisfeita... Bjs (xará)

    ResponderExcluir