sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O CAMINHÃO JOAQUIM

          - Será que estou ouvindo bem ou fiquei maluco? Meu caminhão está chorando!

          O caminhoneiro não podia acreditar. Vamos saber como tudo isso começou?

          Ele morava numa cidade pequena, a qual não tinha um serviço de transporte de mercadorias. Teve uma ideia. Depois de muito economizar, conseguiu comprar um caminhão bem grande, novinho, zero quilômetro, para trabalhar. Quando voltava do primeiro serviço, a entrega de móveis na casa do Pedro, escutou um barulho, UÃ, UÃ, mas não deu importância.

          - Isso é coisa de máquina nova. Vou colocar um pouco de óleo para lubrificar e pronto!

          E foi para o segundo trabalho, levar frutas, legumes e verduras da fazenda do pai da Letícia para o mercado. Com o caminhão abarrotado de laranjas, tomates, alfaces e outros vegetais, nada do barulho. Mas, na volta, depois de entregar tudo, recomeçou o estranho ruído. A princípio, achou que havia algum defeito, só que, prestando mais atenção, identificou os estranhos sons ( UÃ, UÃ ):

          - Será que estou ouvindo bem ou fiquei maluco? Meu caminhão está chorando!

( Será que o caminhoneiro estava ouvindo bem ou ficando maluco? Caminhão chorando?! Não percam o segundo capítulo na próxima semana! )




          Parou o veículo, saltou e foi quando viu e ouviu, para seu espanto, que ele chorava, com as lágrimas caindo dos faróis. O caminhoneiro não sabia o que fazer e só pôde perguntar:

          - Por que você está chorando?

          Perguntou por perguntar, pois caminhão não fala. Era o que ele pensava! Ainda chorando, o caminhão respondeu:

          - Estou chorando porque não gosto de andar vazio. Isto quer dizer que não tem serviço para mim e eu gosto de trabalhar. O Caminhão Joaquim foi feito para andar e levar mercadorias na caçamba.

          O caminhoneiro beliscou-se, achando que estava sonhando:

          - Espera aí, como é? Além de falar, você tem nome? Joaquim?

          - Eu mesmo escolhi. Você gostou?

          - Gostei sim, Joaquim. E você fala com as pessoas?

          - Não, só com você, meu motorista. Quando você estiver dirigindo, dentro da minha boleia, podemos colocar a conversa em dia.

          - Bom, Joaquim, fico contente, mas agora vamos para casa. Estou exausto.

          Joaquim recomeçou a chorar.

          - Mas, Joaquim, por que você está chorando?

          - Uã, uã, estou chorando porque estou vazio.

( E essa agora! Joaquim vai chorar o tempo todo? Descubram no último capítulo. )

          O caminhoneiro tentou explicar:

          - Joaquim, você não pode ficar carregado o tempo todo. O nosso trabalho é pegar as mercadorias e levar para algum lugar. Uma hora, você ficará vazio. Mas fique tranquilo porque temos bastante serviço. Amanhã mesmo, transportaremos, com muito cuidado, os animais da Dona Georgina para vacinar. São vinte e sete gatos, dezoito cachorros, duas vacas, trinta galinhas e quinze coelhos. Depois, serão os calçados da fábrica da mãe da Marcella para as lojas daqui e da cidade vizinha: caixas e mais caixas de sandálias, sapatos, botas, tamancos, chinelos e tênis. Mas, agora, já está anoitecendo. Vamos para casa tomar banho, comer e descansar.

          No dia seguinte, de manhã, o caminhoneiro ouviu uma buzina insistente:

          - Fon, fon, fon, fon!!!

          Adivinhem quem era!

          - O que foi, Joaquim? Por que essa barulheira toda?

          - Vamos trabalhar, vamos trabalhar!

          - Calma, Joaquim! Ainda vou tomar meu café da manhã e você também, lá no posto da estrada. Eu terei leite, pão, café, queijo e você terá óleo diesel até encher seu tanque de combustível.

          Joaquim e o caminhoneiro são inseparáveis. Encontram pessoas de todos os tipos e levam as mais diferentes cargas. Vivem aventuras, passam por perigos e conversam o tempo todo da viagem. Mas, sempre que está vazio, Joaquim dá uma choradinha. O caminhoneiro nem liga mais...

                                                 F I M

( Estou pensando em escrever um livro somente com as histórias das viagens do Caminhão Joaquim e do caminhoneiro. Essa dupla tem muita coisa para contar. Até a próxima história. ) 

4 comentários:

  1. Gostei Regina. Vou mostrar para o Lucas hoje à noite. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Regina toda criança tem um brinquedo favorito e conversa com ele. Ficou linda a história e dá mesmo pra fazer outras aventuras com esses 2 novos "amigos". Bjs Lena

    ResponderExcluir
  3. Imagine um caminhoneiro que tem como companheiro um caminhão que fala! A imaginação estará sempre pegando carona!
    Abraços.
    Fátima

    ResponderExcluir
  4. As crianças adoram esse tipo de história! Continue com mais histórias do caminhão Joaquim!! Bjs Rê

    ResponderExcluir