domingo, 14 de outubro de 2012

QUE TRISTEZA !

          Não vamos falar de grandes TRISTEZAS, pois elas são tristes demais: a morte de uma pessoa querida, a ida de alguém da família para longe, a separação dos pais. A TRISTEZA e outros sentimentos fazem parte das nossas vidas, mas posso contar uma TRISTEZA pequena, certo?

          Onde eu moro, todos os prédios têm, na calçada, canteiros com árvores ou plantas. Num deles, bem no meu caminho para a aula de natação, nasceu um pé de jiló. O porteiro me disse que não sabe como: ou foi passarinho ou alguém que, sem querer, jogou as sementes.  Eu via aqueles jilozinhos crescendo e ficava feliz, pois, ao contrário de muita gente, adoro jiló! Cru, frito, cozido, de qualquer maneira! No prédio "dono" do jilozeiro, ninguém gostava, inclusive o meu amigo porteiro. Além disso, comos eles são verdes e a planta é verde também, as pessoas na rua não percebiam aquelas preciosidades. Estava para mim! Todo dia em que eu ia nadar, colhia os legumes no pé e levava para comer em casa.

( Ué! Vocês devem estar perguntando cadê a TRISTEZA? Leiam na semana que vem o que aconteceu! )


          Um belo dia, que logo depois ficou feio, passando pelo prédio do jiló, reparei que estava em obras. A calçada estava cercada e os operários martelavam e cavavam pra valer. Eu, atrasada para a natação, nem olhei direito. Na volta, hora do almoço, os operários não estavam trabalhando. Aproveitei e fui fazer a minha colheita. Foi aí que notei: cadê o pé de jiló? Meu amigo porteiro me deu a triste notícia:

          - Dona Regina, a síndica mandou arrancar o "seu" pé de jiló. A árvore ao lado enraizou demais e levantou a calçada. Tiveram que refazer o piso todo.

          Fiquei arrasada:

          - Coitado do "meu" pé de jiló! Não fazia mal a ninguém.

          Ele tentou me consolar:

          - Ela disse que atrapalhava o trabalho, era feio e só a senhora gostava de jiló.

          Só eu? Mas eu sou eu! Por que atrapalha? Feio? Eu não acho.

          O jeito era me conformar, há coisas piores, mas fiquei muito triste. Plantaram uma roseira linda no lugar dele, o que diminuiu um pouco a minha TRISTEZA por perder o "meu" feinho e atrapalhado pé de jiló.

                                                       F I M

( Vocês gostam de jiló? Agora, para mim, só comprando no mercado. Mas pegar no pé, fresquinho e de graça, é bem melhor! Até a próxima história! )

3 comentários:

  1. Regina não gosto de jiló,mas foi muita maldade arrancar uma planta que a gente só vê na"roça"! Ainda mais tendo alguém que todo o dia comia um jilozinho hahaha... Falando sério, fiquei tristinha também! Bjos Lena

    ResponderExcluir
  2. Oi mana, se eu morasse perto de vc, teriamos q dividir os jilos! Eu tambem ADORO! Foi uma pena mesmo! Acho q vou plantar um aqui no meu predio e se crescer, te convido p/um lanchinho. Rs, rs. Bjssssss Marcia

    ResponderExcluir
  3. Coitadinho do jiló :0(
    Ficou eternizado nesse conto :0)

    ResponderExcluir