quarta-feira, 31 de outubro de 2012

QUE ALEGRIA !

          Meus pais tiveram cinco filhos e eu sou a mais velha. A casa era grande, não éramos ricos, então, todos tinham que ajudar, crianças e adultos. Varrer o quintal, lavar a louça, dar banho nos cachorros... Minha principal tarefa era fazer pequenas compras no mercado para minha mãe, pois eu já tinha oito anos. Eu não gostava muito, queria brincar, mas...

          - Regina, minha filha, vai comprar ovo e feijão. Regina, acabou o detergente. Regina!!!

          E lá ia eu. O mercado ficava no mesmo quarteirão da minha casa, levava cinco minutos a pé até lá. Um dia, a obrigação virou ALEGRIA. A rua do mercado começou a ficar diferente.

( O que mudou? Por que fiquei contente de ir ao mercado? Saibam no próximo capítulo! )


          Operários começaram a cavar buracos bem fundos na calçada toda. Iam colocar canos para transportar água, porque nosso bairro sofria com a falta do líquido precioso. Foi uma obra necessária, mas causava transtornos na vida das pessoas que passavam. Sujava os sapatos de terra, as ferramentas faziam barulho, a poeira ia para tudo quanto é lado! Os buracos duraram um bom tempo, pois eles abriam e, depois, cavavam em outras ruas.

          Muitos reclamavam, menos eu! Sabem por quê? Só ia ao mercado andando dentro dos buracos. Imaginava mil coisas. Eu me sentia o próprio tatu gigante, construindo a sua casa; uma princesa sendo perseguida por um monstro feroz; ou uma perigosa planta carnívora, crescendo cada vez mais; um robô lança-raios aprisionado numa caverna; um peixe dourado tentando sair de dentro da barriga da baleia...
E outras que já não lembro. Virou a minha brincadeira favorita. Passei até a me oferecer para fazer compras:

          - Mãe, não está precisando de nada do mercado?

          Ela fingia que não notava que eu demorava mais para chegar, com a roupa bem sujinha.

          É claro que, um dia, a obra acabou e fecharam os buracos. Mas, nesse tempo, eu tive muita ALEGRIA!

                                                           F I M

( Viva eu, viva tu, e o buraco do tatu!!! Até a próxima história! )

5 comentários:

  1. Mana, eu acho q fomos nós q cavamos esses buracos de tanto a mamae nos mandar fazer compras. Toda hora ela esquecia alguma coisa, lembra? A gente chegava com a compra e ela lembrava q faltava outra logo depois! Tínhamos q voltar e voltar... A gente ficava p da vida! Bons tempos! Bjsss Marcia

    ResponderExcluir
  2. Regina criança às vezes se diverte com tão pouco... até um buraco de obra hahaha... É só deixar a imaginação fluir. Hoje, mesmo na era da informática, uma boa brincadeira de pique ou com bola ou um bom livro ainda agrada a garotada. Bjs Lena

    ResponderExcluir
  3. A alegria inocente de uma criança... Momento gostoso! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina já falou que sua casa era o clube, grêmio da rua?minha infância foi ótima , na casa da dona Mariana, saudades

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina já falou que sua casa era o clube, grêmio da rua?minha infância foi ótima , na casa da dona Mariana, saudades

    ResponderExcluir