domingo, 17 de outubro de 2010

O ELEFANTINHO TEM MEDO. MEDO DE QUÊ ? MEDO DO MEDO

          ELEFANTINHO: - Uá, uá, snif, uá, uá, snif...

          MEDO: - Medroso! Medroso! Ah, ah, ah, ah! Viu? Eu não disse? Eu é que mando em você. Sou o Medo Super-Poderoso.

          MOÇA: - O que aconteceu, Elefantinho? Por que você está chorando?

          ELEFANTINHO: - Snif... Estou chorando porque vi um ratinho bem pequenininho, mas fiquei apavorado. E esse monstro aí disse que é o Medo e que ele mora dentro de mim. Uá, snif...

          MEDO: - Medroso! Bobão!!!

          MOÇA: - Espere só um instante, Elefantinho, que eu já volto para conversar com você. (Para o Medo): Bobão é você! Fique quieto e calado aí, que nós vamos conversar.

          MEDO: - Mas eu...

          MOÇA: - Boca fechada!

          ELEFANTINHO: - Nossa! Ele ficou quieto mesmo! Como você conseguiu?


( Medo do Medo??? E quem será a Moça? Saberemos na próxima semana. )



          MOÇA: - Você também pode conseguir. Acontece que ele não é nenhum monstro, como está se gabando. Ele é apenas uma coisa que qualquer um pode sentir.

          ELEFANTINHO: - Qualquer um? Não sou só eu?

          MOÇA: - Não! Até gente grande. Você pode sentir medo de várias coisas: de um animal, como você sentiu, de coisas que existem ou de coisas que não existem, como um fantasma. Ele pode provocar diferentes reações: suor, tremedeira, arrepio, dor de barriga, palpitação, gagueira, choro...

          ELEFANTINHO: - Eu chorei muito.
         
          MOÇA: - Muito natural, viu?

          ELEFANTINHO: - E eu posso fazer alguma coisa?

          MOÇA: - Claro! Primeiro, você deve aceitar que está com medo. Só cuide para que ele não aumente muito, senão vira pavor ou até mesmo fobia. E isso pode atrapalhar a sua vida.

          ELEFANTINHO: - Pavor e fobia são medos muito grandes, né? Eu teria que ir ao médico?

          MOÇA: - Isso mesmo. Mas, em segundo lugar, você pode me procurar.

          ELEFANTINHO: - E onde posso lhe encontrar?

          MOÇA: - Eu também moro dentro de você. Nós dois juntos podemos vencer o Medo.

          ELEFANTINHO: - Mas quem é você?

          MOÇA: - Eu sou a Coragem. Sempre que você sentir medo, mesmo que eu esteja lá no fundo, me procure. Você vai sentir uma força que vai ajudar a derrotá-lo.

          ELEFANTINHO: - Coragem, depois da minha mãe, você é a minha melhor amiga!!!


                                            F I M

Gostaram? Vocês poderão brincar de teatrinho com seus amigos. São três personagens: o Elefantinho, o Medo e a Moça, que é a Coragem. Até a próxima história, na semana que vem.          


2 comentários:

  1. Olá, Regina! A Ção me indicou seus blogs. Achei bem legais.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa história Regina porque lida com o medo das crianças e de maneira leve e engraçada mostra como enfrentar.Lembrei de como eu tinha medo do escuro quando eu era criança mas pena que não tinha seu conto naquela época hahaha... Bjs Lena

    ResponderExcluir